Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Retirada Parcial da Mama Devido a Tumor em Fase Inicial

 

Muitas das mulheres que desenvolvem câncer de mama são diagnosticadas num momento inicial da doença. A intenção, aliás, é que as pacientes com esta patologia comecem o tratamento nesta fase: quando o tumor está pequeno, pois as seqüelas causadas pela sua retirada serão menores. Além do quê, as possibilidades de cura são mais garantidas.

A retirada do tumor mamário neste estágio pode ser chamada de setorectomia ou quadrantectomia. Retira-se, em média, em torno de 1/6 a ¼ da glândula mamária.

As pacientes submetidas a esta cirurgia precisarão complementar o tratamento com radioterapia e quimioterapia. A primeira sempre!

Semelhante ao que ocorre quando se remove toda a mama (mastectomia), a maioria das pacientes têm as famosas dúvidas: “a reconstrução imediata irá prejudicar o restante do tratamento? As outras fases do tratamento irão comprometer os resultados alcançados pela reconstrução imediata?”

Volto a insistir: a reconstrução imediata da mama não interfere no restante do tratamento para o câncer! Mesmo que se necessite de radioterapia e quimioterapia, a reconstrução, no momento da retirada do tumor, não mudará o resultado do tratamento contra o câncer.

Por sua vez, a radioterapia poderá causar alguma mudança na aparência da reconstrução! Você poderá me perguntar: “como assim?“

Irei lhe explicar com calma! A radioterapia consiste na aplicação de um tipo de radiação no local onde estava a lesão, com o intuito de “queimar” eventuais células tumorais que estejam na região mamária e que passaram incólumes à retirada parcial da glândula. Esta irradiação poderá causar modificação temporária ou perene da coloração da pele, alteração da consistência da mama (um pouco de endurecimento), contraturas de cápsula quando usamos próteses de silicone, contraturas cicatriciais, etc...

A maioria destas alterações normaliza depois de poucos meses após o término da radioterapia. A mama endurecida volta à maciez habitual, assim como a coloração. Às vezes, alguns pontos rígidos podem persistir, ou uma prótese colocada tem que ser reposicionada devido a alguma mudança de posição.

Porém, nenhum desses problemas se compara às dificuldades que encontramos na reconstrução tardia! Todo o processo de cicatrização que ocorre irá impedir que possamos reproduzir as condições dos tecidos da região como eram no mesmo dia em que a quadrantectomia foi realizada, ou seja, os tecidos estarão retraídos e desviados por conta da cicatrização! Por mais que retirarmos e soltarmos estas aderências, nunca será a mesma coisa quando do momento da extirpação tumoral! Dificilmente conseguiremos dar o mesmo resultado que poderíamos ter dado no dia da retirada do tumor.

Portanto, sempre que possível, tanto na mastectomia quanto na quadrantectomia, os resultados da reconstrução serão melhores se procedermos a ela de imediato!

Até a próxima!

Dr Edmilson Micali