Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Porque o jejum é importante antes da cirurgia?

 

Todo tipo de alimento, seja líquido ou sólido, estimula a produção de suco gástrico pelo estômago. Esse suco é constituído por vários tipos de substâncias químicas, as quais são corrosivas para outros tecidos do organismo. Isso ocorre mesmo quando bebemos água. Além disso, a saída de todo esse material do estômago demora algumas horas.

300px-Digestive_system_diagram_pt_svg

 

Quando o paciente é anestesiado, a possibilidade de ocorrer refluxo de alimento de volta para a boca e para a garganta é maior, pois a pessoa estará sedada devido às medicações para dormir que são aplicadas pelo médico anestesista. Esta sedação diminui ou mesmo inibe os reflexos da tosse.

Por conta disso, esse material pode descer para os brônquios e para os pulmões, o que se configura numa ocorrência com potencial de gravidade alta, pois além do efeito corrosivo, esse material estará contendo inúmeras bactérias que poderão causar infecções graves como bronquites e pneumonias.

Habitualmente, sugerimos cerca de 8 horas de jejum para os procedimentos cirúrgicos nos quais os pacientes receberão sedativos. Isto garante que todo o material que estiver no estômago já tenha descido e sido absorvido pelo intestino.

Por tudo isso é importante seguir este aconselhamento ao pé da letra, inclusive no momento em que se escova os dentes antes de se ir para o hospital, pois aquele pequeno gole d’água que inconscientemente damos após enxaguar a boca, também pode vir a ser prejudicial!

Portanto, não nos esqueçamos: pelo menos 8 horas de jejum antes da cirurgia!