Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Toxina Botulínica – Rugas Faciais

A Toxina Botulínica tornou-se um procedimento do dia a dia do consultório do cirurgião plástico, desde a primeira metade da década de 1990.

Na cirurgia plástica, ela é utilizada para suavizar as rugas de expressão na lateral dos olhos (pés de galinha), na testa, ao redor da boca e no pescoço. Em outras especialidades, como neurologia, por exemplo, seu uso é voltado para diminuir contraturas musculares patológicas, salivação excessiva, excesso de sudorese e etc.

A duração do seu efeito varia de 3 a 6 meses, e quanto mais vezes as aplicações são feitas, mais tempo duram os resultados.

Na cirurgia para rejuvenescimento facial, o tratamento das rugas na região da testa aumenta o tempo operatório e o tamanho das áreas dissecadas durante a cirurgia. A aplicação da toxina botulínica, evita que a cirurgia seja tão extensa, devendo apenas ser renovada assim que os efeitos começarem a diminuir e as rugas de expressão voltarem a surgir.

A aplicação é pouco dolorosa, pois as agulhas utilizadas são muito finas. Para melhorar este aspecto, podemos inclusive utilizar anestésicos locais injetáveis ou na forma de cremes antes da aplicação.

Bem programada as aplicações, os efeitos são naturais e animadores, conferindo um aspecto de rejuvenescimento sem maiores contratempos como inchaços em excesso ou grandes hematomas. No mesmo dia da aplicação, é possível participar de eventos sociais ou de trabalho. Três dias depois os efeitos se instalam e os pacientes já irão colher os primeiros elogios, na forma de comentários, como por exemplo:

- Nossa! Você está com uma expressão de felicidade, parece mais jovem! O que foi que você fez?

Por hoje é isso!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alterações Mamárias Congênitas e do Desenvolvimento 1 - Mamas Extranumerárias

      Quando nos reportamos ao tema “reconstrução mamária”, quase sempre pensamos em mulheres que são vítimas do câncer de mama e das possíveis mutilações a ele associadas. Porém, outros problemas podem afetar as mamas, fazendo com que as mulheres ou homens que são acometidos, necessitem de procedimentos de reconstrução desta região.
      Os “brotos” mamários surgem entre a 7ª e a 12ª semana de vida intra-uterina (desde a concepção). Como podemos ver na figura abaixo, as glândulas mamárias podem surgir em qualquer ponto das linhas que vão desde as axilas até a região da “virilha”. Isto serve tanto para os homens como para as mulheres.


clip_image002[4]
      Sabemos do nosso dia-a-dia que as mamas nos seres humanos surgem habitualmente na região da parede torácica anterior. Porém, podemos encontrar pacientes que desenvolvem glândulas fora desta posição habitual em algum local sobre o traçado destas linhas de desenvolvimento.
      Geralmente, são glândulas atrofiadas e que não atingem o formato nem o tamanho das mamas habituais. Os mamilos e aréolas são mínimos ou nem aparecem, na maioria dos casos. Além do incômodo estético que podem causar, em geral, nas mulheres ocorre dolorimento e inchaço destas glândulas extranumerárias no período menstrual.
      Não há evidência de aumento da incidência de câncer de mama nas pacientes que apresentam este distúrbio, porém, como nas mamas normais, pode ocorrer câncer neste tecido. O tratamento desta condição consiste na retirada desta glândula adicional.
      O pós-operatório é tranquilo.
      Em geral, volta-se ao trabalho após 7 a 10 dias!



Dr Edmilson Micali

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Que tal mudarmos o nome da Lipoaspiração para Adipócito-aspiração?

 

No jornal Folha de São Paulo de 06/05/2011 há uma matéria da jornalista Iara Biderman a respeito de uma pesquisa científica publicada no periódico “Obesity”.

Os autores da pesquisa mostram que, após um ano, a gordura retirada das coxas durante uma sessão de lipoaspiração volta a se acumular na parte superior do abdômen e dos braços.

Em 06/08/2010 escrevi neste meu Blog sobre o mesmo tema, porém com outro enfoque. Para relembrar, assinalei que a gordura sob a nossa pele está armazenada dentro de células especializadas chamadas adipócitos. Estas células têm uma grande capacidade de ter o seu tamanho aumentado em várias vezes, conforme a quantidade de gordura se acumula devido aos excessos alimentares e/ou sedentarismo.

Se algum local do contorno corporal de uma pessoa tem um desenho indesejado devido a um acúmulo de gordura regional, na verdade o que se tem a mais não é bem a gordura, mas sim os adipócitos que a acumulam. Se não houvesse esse número aumentado destas células, não haveria o aumento de volume da região. Para que as deformidades não ocorram, muita gente adota regimes espartanos de ginástica e alimentação.

Portanto quando dizemos que vamos fazer uma retirada cirúrgica de gordura através de aspiração, o que se convencionou chamar de lipoaspiração, estaremos fazendo a retirada de adipócitos, juntamente com a gordura que eles contêm, com o intuito de mudar a forma e o volume indesejado.

Até então, essa pessoa mantinha um peso dentro de um limite que não alterava tanto a região com tendência a se deformar, por exemplo, os culotes. Vamos então chamar a região com gordura sobrando de “termômetro inconsciente do peso”. Qualquer aumento de peso será detectado por um aumento de gordura nesta região quando a pessoa se olha no espelho. Após a lipo, a pessoa perde este parâmetro ao qual estava habituada a “ver” seu peso, ou seja, seu desenho ou silhueta.

O esforço que até então era feito para manter-se num peso onde o acúmulo de gordura não aparecesse tanto, após a cirurgia não será mais necessário.

Conseqüentemente, aquela feijoada ou pizza, por exemplo, que traziam tantas preocupações e culpas, não serão mais notadas no “termômetro inconsciente do peso”, pois ele não mais existe.

Sem perceber, a pessoa pode comer um pouco a mais e sem culpa, pois não ocorrerá mais o acúmulo localizado de gordura. Porém, comendo em maior quantidade, logicamente todo o corpo armazenará mais gordura e, conseqüentemente, o peso irá aumentar.

O rosto magro, o bumbum menos saliente e as mamas menores ou um pouco flácidas, aos poucos vão aumentar, pois não haverá mais o incômodo que a deformidade causava.

Portanto, o importante é entender que a nova silhueta não se deformará para o que era antes da lipo, caso a pessoa engorde. Teremos com isso causado a possibilidade de um “conforto para se alimentar”, pois as deformidades foram eliminadas pela lipo .

Podemos então até pensar em sugerir uma mudança no nome da cirurgia, pois isto poderia colocar o conceito que ela carrega em seu devido lugar!

É claro que isso não irá acontecer, pois além do termo lipoaspiração estar consagrado na cultura popular, ele é bem mais charmoso e compreensível do que adipócito-aspiração!

Por hoje é isso!

Dr Edmilson Micali