Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Atitudes para "Perder" a Barriga

          
Perder o excesso de pele e de gordura localizada no abdômen, além daquela saliência que teima em não ceder, muitas vezes, é um desafio difícil de ser atingido. Para quem se joga de corpo e alma em programas de ginástica e dietas, muitos benefícios poderão ser alcançados, sem dúvida! O difícil é mantermos a disciplina para regimes “espartanos”.
Em nossa cultura, convivemos diariamente com hábitos alimentares calóricos que nos acrescentam quilos a mais. Mudarmos estes hábitos não é nada fácil! Teríamos que nos habituar a alimentos que não fazem parte da nossa mesa no dia a dia, como frutas, legumes, saladas, verduras, carne branca...enfim!
Além disso, haveria a necessidade de dosarmos a quantidade desses alimentos para não cairmos em desnutrição ou outros déficits como anemia, falta de vitaminas e proteínas, gorduras essenciais, etc. Para isso, o auxílio de nutricionistas é aconselhável.
Frente a estas realidades, a cirurgia plástica abdominal torna-se a solução mais indicada. Através de lipoaspiração e/ou abdominoplastia , quando a paciente se apresenta num peso adequado, atuamos no sentido de reparar a silhueta perdida, eliminando o excesso de pele e de gordura localizada. Muitas vezes, também se faz necessário o reposicionamento da musculatura que foi distendida por obesidade ou por gravidez.
Portanto, programe-se e “mãos à obra”!  
Dr Edmilson Micali
 

terça-feira, 12 de março de 2013

Tomar Sol Após Uma Plástica


Sempre ouvimos dizer sobre o perigo que a exposição ao sol pode representar após uma cirurgia plástica. O que isso pode ocasionar?

R - O grande receio é que essa exposição leve ao escurecimento das cicatrizes e da pele ao redor delas.  

Qual o motivo que pode levar a este fenômeno?

R - Bem, na nossa pele existem vários tipos diferentes de células. Uma delas, chamada melanócito, é responsável pela produção do pigmento (melanina) que vai colorir nossa pele.

Pessoas claras apresentam menos melanócitos do que as pessoas escuras. Estímulos traumáticos sobre nossa pele, como tomar sol, sofrer um raspão ou passar por um ato cirúrgico, ativam os melanócitos, ou seja, faz com que eles aumentem a produção de melanina, a qual irá impregnar a pele tornando-a mais escura. Portanto, juntando-se o trauma cirúrgico à exposição ao sol, estaremos “incentivando” estas células a produzir mais pigmento.

            Por isso nós, cirurgões plásticos, somos tão exigentes com as pacientes em relação a se proteger do sol depois da cirurgia.

 

 

Dr  Edmilson Micali