Páginas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lipoaspiração e lipoescultura


              A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica onde, através de cânulas metálicas, o cirurgião plástico realiza a aspiração de gordura abaixo da pele e acima da musculatura. Caso seja realizada a enxertia da gordura aspirada no mesmo ato cirúrgico, aos dois procedimentos combinados chamaremos lipoescultura.
               A lipoaspiração pode ser realizada através de várias técnicas: lipoaspiração clássica, vibrolipoaspiração, lipo a laser, lipo ultrassônica, hidrolipoaspiração, etc. Ao final, podemos dizer que todas elas chegarão aos mesmos resultados.
               É importante salientarmos que a lipoaspiração não deve ser usada com o intuito de emagrecimento, mas apenas para melhoria do contorno corporal em várias regiões.
               Um detalhe que habitualmente causa receio aos pacientes é quanto à dor no pós-operatório. Na lipoaspiração não devemos bater as cânulas na musculatura subjacente. Com isso, a dor deve ser suportável e contornada à base de analgésicos nos primeiros 7 dias. Caso haja intenso trauma muscular durante a cirurgia, teremos dores intensas, além de manchas escuras e roxas nas áreas aspiradas.
               O uso de cintas elásticas é exigido no pós-operatório para que não ocorram grandes inchaços. Elas serão usadas, em média, entre 30 a 90 dias, dependendo da extensão das áreas e da quantidade de gordura aspirada.

               As mudanças de silhueta alcançadas serão perenes. Por outro lado, as áreas operadas poderão aumentar de volume caso a pessoa aumente de peso. Portanto, manter o peso é importante para resultados duradouros.