Páginas

sábado, 3 de julho de 2010

Exercícios Após a Reconstrução da Mama nas Pacientes Com Câncer de Mama

Estive lendo a Folha de São Paulo de hoje (03/07/2010) e, no caderno Cotidiano, tem uma matéria muito interessante a respeito de exercícios para pacientes que são submetidas à retirada da mama devido ao câncer. Ela relata os resultados obtidos através de um levantamento de diversos trabalhos científicos sobre o assunto. A conclusão do levantamento é que os exercícios devem começar a partir de 3 dias após a mastectomia. Existe uma ressalva de que os exercícios seguem um roteiro básico, mas que algumas etapas podem ser personalizadas para pacientes que foram submetidas à reconstrução mamária no mesmo momento da mastectomia.

Em seguida, citam uma opinião do Dr. Américo Marques, diretor do Instituto Levitas e respeitado cirurgião plástico aqui em São Paulo, reconhecido também em todo o Brasil pela nossa comunidade por sua participação em congressos e trabalhos científicos. O Dr. Américo Marques é da opinião de que a cicatrização só começa a ter um grau moderado de estabilização entre 7 a 15 dias e que algum tipo de mobilização só deve começar a partir do 15º. dia de pós-operatório.

Bem, a citação do Dr. Américo na matéria, remete-me ao final do ano de 1992 quando eu estava no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica na cidade de Porto Alegre (cada ano é em uma cidade grande do Brasil, sempre no mês de novembro). Estava eu no final do último ano da minha residência médica em cirurgia plástica e, como é de hábito entre nós, prestando as provas para adquirir o título de Especialista em Cirurgia Plástica, o qual é concedido sempre nesse congresso. No exame oral, tive a honra de ser entrevistado pelo Dr. Américo, tendo ele focado as perguntas no tema da reconstrução mamária.

Sem saber que o futuro iria me reservar o prazer e a honra de trabalhar no Hospital Pérola Byington em São Paulo (“Hospital da Mulher”), nesta área da reconstrução mamária, a partir de 1998, eu fui respondendo às perguntas formuladas pelo Dr Américo e, ao final, por ter cursado minha residência num ótimo serviço de cirurgia plástica (Hospital dos Defeitos da Face – SP) e por ter me preparado para a ocasião, conquistei o almejado título desde então!

Vendo hoje a matéria no jornal, lembrei-me desses acontecimentos e estou aproveitando para tecer meus comentários sobre o tema, pois afinal, já estou com uma experiência acumulada de 12 anos nesta área. A reconstrução mamária no mesmo momento da mastectomia é um procedimento mundialmente aceito, baseado em premissas cientificamente comprovadas, desde o final dos anos 80. A reconstrução imediata, como é chamada, não compromete o tratamento para o câncer de mama. Porém, nos primeiros dias após a cirurgia, há uma tendência do acúmulo de líquidos tanto na área reconstruída quanto nas áreas que porventura tenham servido como doadoras de tecidos (abdômen, tórax posterior ou região abaixo da axila). Devido a isso, as pacientes saem da cirurgia com drenos nestas regiões. Estes são mantidos por 3 a 7 dias em média, sendo retirados após este período. Quando ocorre a retirada dos drenos, ainda há a produção deste líquido (denominamos “líquido seroso”). Por sua vez, os tecidos da região passam a absorvê-lo e, na maioria dos casos, não há acúmulo dele nas regiões.

Contudo, estimulando-se a movimentação, ocorrerá uma maior formação de “líquido seroso”, podendo ocasionar muito inchaço na região, além da compressão dos tecidos, eventuais aberturas de pontos, facilidade para ocorrência de infecções e etc. Frente a isso, tenho a mesma opinião do Dr. Américo e não me sinto inclinado a estimular a movimentação tão precocemente, sendo que, nas pacientes nas quais utilizo tecidos das “costas” para a reconstrução imediata, gosto de sugerir inclusive o uso de tipóias simples feitas de faixas crepe ou de lenços de pescoço ou cabelo, para que o braço do lado da reconstrução seja mantido em repouso por uns 7 a 15 dias. Aí sim recomendo exercícios específicos como citados na matéria da Folha.

E, por fim, caso você leitor seja assinante do jornal ou do site universo online – WWW.uol.com.br – você pode ver a matéria no endereço: HTTP://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/761349-exercicio-logo-apos-cirurgia-ajuda-operadas-de-cancer-de-mama.shtml

Por hoje é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário