Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alterações Mamárias Congênitas e do Desenvolvimento 2 - Síndrome de Poland

Hoje irei falar um pouco a respeito de uma situação rara dentro das alterações congênitas e do desenvolvimento da mama denominada Síndrome de Poland.


Nessa doença ocorre uma deformidade que afeta o tórax e os membros superiores. Os pacientes com estas deformidades apresentam atrofia ou ausência tanto do músculo peitoral de um dos lados do tórax como também da glândula mamária do mesmo lado. Muitos pacientes que tem esta anomalia também apresentam alterações no membro superior do mesmo lado.

No membro superior pode ocorrer desde a Sindactilia (dedos grudados) até outras múltiplas alterações mais severas como encurtamento do membro, alterações ósseas e articulares, etc. As alterações surgem com mais frequência no lado direito do corpo e tem maior incidência em pacientes do sexo masculino.

A doença foi descrita pela primeira vez em 1841 pelo cirurgião britânico Alfred Poland que identificou a associação de defeitos da parede torácica a defeitos na mão.

Segundo o National Human Genome Research Institute, a síndrome de Poland afeta três vezes mais indivíduos do sexo masculino e é identificada duas vezes mais no lado direito do corpo. A incidência é estimada entre um em 7.000 para um em 100.000 recém-nascidos.

A causa da síndrome de Poland é desconhecida..

O tratamento da sindactilia (dedos grudados) procura a melhoria estética e funcional da mão. Por sua vez, a reconstrução da parede torácica e da mama envolve o uso de próteses de silicone e expansores de pele e, em muitos casos, o uso de pele e músculo das costas (retalho de músculo grande dorsal). Podemos iniciar a reconstrução da mama pelos 15 – 16 anos de idade que é quando a outra mama já está numa fase de crescimento significativa.

Por hoje é isso!



Dr Edmilson Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário