Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Lipoaspiração e Dor


    Uma das dúvidas e inseguranças mais freqüentes sobre a lipoaspiração é quanto à dor no pós-operatório. A maioria das pessoas nos traz relatos de alguma conhecida que se submeteu a esta cirurgia e viveu vários dias com dores horríveis, além das manchas roxas.
    Qual é, afinal, a realidade sobre este tema?
    Bem, vamos lá!
    Abaixo da nossa pele temos tecido gorduroso e, sob este, temos músculos, os quais são responsáveis pelos nossos movimentos.
    O tecido gorduroso tem pouca sensibilidade à dor. Já os músculos são muito sensíveis, sendo que qualquer trauma, tipo uma leve distensão, já é suficiente para causar muita dor a qualquer movimento da região afetada. Todo atleta conhece o sofrimento que causa uma distensão muscular!
    Podemos constatar esta diferença no nosso dia-a-dia! De que forma?
    Imagine que você seja vítima de um beliscão! Naquele momento você sente a dor da beliscada, mas depois a região não incomoda tanto, a menos que você a pressione.
    Agora, imagine que você bata com sua coxa na quina de uma mesa! Para quem é de São Paulo, sabemos que o acidente é chamado de “paulistinha na coxa”. Para os que jogam futebol, é uma realidade freqüente!
    Durante alguns dias a pessoa vai caminhar mancando, pois a cada contração da musculatura da coxa ao se andar, a dor irá se manifestar. Isso ocorre, pois neste tipo de acidente a lesão é mais profunda do que um beliscão, atingindo principalmente os músculos.
    Como que transferimos este raciocínio para a lipoaspiração?
    Bem, nesta cirurgia, o Cirurgião Plástico deve conduzir a cânula utilizada no procedimento somente no tecido gorduroso, sem bater na musculatura. Conseqüentemente, teremos um pós-operatório com pouca dor na maioria dos casos. Claro que também utilizaremos medicamentos analgésicos para isso.
    Porém, se este cuidado de não bater na musculatura não for seguido, de pouco adiantará o uso dos analgésicos.
    Podemos então generalizar que na maioria dos casos de lipoaspiração a dor é perfeitamente suportável e também contornada pelo uso de analgésicos comuns.
    Além disso, o cirurgião deve ter o cuidado de conduzir os movimentos da cânula de forma ritmada, porém sem a velocidade frenética que algumas vezes vemos acontecer em filmagens deste procedimento que são mostradas na TV, justamente para não lesar em demasia os músculos abaixo da camada gordurosa.
    Quanto às manchas roxas vale o mesmo raciocínio: em geral, quanto mais 'machucarmos' os músculos pelas batidas com a ponta das cânulas, mais manchas roxas irão aparecer!
    Pense nisso quando ouvir sua amiga falar que na lipo que ela fez a dor foi insuportável por muitos dias, além do que, ela ficou roxa como uma 'beringela' !
    Por hoje é isso!

    Dr Edmilson Micali 

Um comentário: