Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Alguns Aspectos Sobre a Trombose Venosa Profunda (TVP)

A TVP é uma complicação que pode ocorrer após qualquer ato cirúrgico. Ela consiste na coagulação do sangue nas veias. Quando ocorre nas veias pulmonares é chamada TEP (Tromboembolismo Pulmonar) e pode ser fatal!
 Pacientes com câncer, idade avançada, imobilização prolongada, cirurgias de longa duração, fraturas de grandes ossos, uso de anticoncepcionais, reposição hormonal, gestação, puerpério e infecções, têm maior tendência a desenvolverem TVP.
Além destes, também existem pessoas com predisposição genética à TVP. Destas, cerca de 1/3 pode ser identificada antes da cirurgia devido a eventos passados de TVP ou de casos na família. Essas pesquisas não são feitas rotineiramente em todas as candidatas a uma cirurgia plástica, pois são muito variadas estas condições genéticas, além do que os exames são de alto custo e muitas vezes complexos. Somente naquelas com histórias sugestivas é que se justifica uma pesquisa pré-operatória com o hematologista, que é o especialista em doenças do sistema de coagulação.
Frente a estas peculiaridades usamos de alguns recursos preventivos em cirurgias plásticas de grande duração. Estes consistem no uso de meia elástica apropriada, além de bota pneumática para massagear as pernas e  de medicamentos anticoagulantes. Para maiores esclarecimentos, sugiro o link abaixo: 
   

Dr Edmilson Micali
www.micali.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário