Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cirurgia das Pálpebras


A cirurgia para retirada de pele e bolsas de gordura das pálpebras costuma ser procurada pelas pacientes a partir dos 35 ou 40 anos de idade. Seu resultado confere uma aparência mais jovial para a região dos olhos.

Costumamos realizá-la com anestesia local e uma leve sedação aplicada pelo médico anestesista.

O tempo de cirurgia gira em torno de 90 a 120 minutos durante os quais a paciente irá permanecer dormindo.

No pós-operatório não haverá dor. O inchaço é maior nos 3 primeiros dias.

Nem sempre surgirão manchas roxas, mas caso isto ocorrer, elas costumam sumir entre 7 a 10 dias.

Os pontos são retirados entre 5 a 7 dias, assim como o retorno ao trabalho. Orientamos evitar o sol na região por uns 45 a 60 dias.

A cirurgia em si não garante tratamento efetivo para “olheiras”. Estas devem ser abordadas através de cremes ou loções clareadoras.

 

Dr Edmilson Micali

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Alguns Aspectos Sobre a Trombose Venosa Profunda (TVP)

A TVP é uma complicação que pode ocorrer após qualquer ato cirúrgico. Ela consiste na coagulação do sangue nas veias. Quando ocorre nas veias pulmonares é chamada TEP (Tromboembolismo Pulmonar) e pode ser fatal!
 Pacientes com câncer, idade avançada, imobilização prolongada, cirurgias de longa duração, fraturas de grandes ossos, uso de anticoncepcionais, reposição hormonal, gestação, puerpério e infecções, têm maior tendência a desenvolverem TVP.
Além destes, também existem pessoas com predisposição genética à TVP. Destas, cerca de 1/3 pode ser identificada antes da cirurgia devido a eventos passados de TVP ou de casos na família. Essas pesquisas não são feitas rotineiramente em todas as candidatas a uma cirurgia plástica, pois são muito variadas estas condições genéticas, além do que os exames são de alto custo e muitas vezes complexos. Somente naquelas com histórias sugestivas é que se justifica uma pesquisa pré-operatória com o hematologista, que é o especialista em doenças do sistema de coagulação.
Frente a estas peculiaridades usamos de alguns recursos preventivos em cirurgias plásticas de grande duração. Estes consistem no uso de meia elástica apropriada, além de bota pneumática para massagear as pernas e  de medicamentos anticoagulantes. Para maiores esclarecimentos, sugiro o link abaixo: 
   

Dr Edmilson Micali
www.micali.com.br

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Prótese de Mamas - Forma e Posicionamento


Hoje em dia é a cirurgia plástica mais requisitada pelas pacientes, da mesma forma que a lipoaspiração.

A prótese mamária pode ter o formato redondo ou em ‘gota’. O formato em ‘gota’ está bem indicado para pacientes magras com pouca glândula mamária, pois seu formato dará um resultado mais natural do que a redonda daria.

As próteses podem ser colocadas somente abaixo das glândulas ou também abaixo dos músculos peitorais. Quando abaixo das glândulas, o peso das próteses ficará sob a responsabilidade de sustentação apenas da pele das mamas. Quando sob o músculo peitoral, este participa também da sustentação das próteses, sobrecarregando pouco a pele, a qual irá ceder menos com o passar do tempo.


Dr Edmilson Micali
www.micali.com.br  

Lipoaspiração - Vai doer Muito?



Quando o Cirurgião Plástico realiza a lipoaspiração, há que se ter o cuidado para não bater a ponta das cânulas na musculatura, a qual se encontra logo abaixo da camada de gordura a ser aspirada, senão toda a região operada exibirá dores muito fortes.

Tendo esse cuidado, a dor no pós-operatório será semelhante àquela que ocorre em decorrência de um beliscão. Fica dolorido apenas quando se aperta o local. Para isso ser assim, o cirurgião deve movimentar a cânula de forma precisa e sem pressa, ou seja, com movimentos suaves e ritmados, porém lentos. Certamente, diferente do que muitas vezes podemos ver divulgados em alguns programas de TV que exploram o assunto sem critérios médicos, mas apenas de marketing.

Dr Edmilson Micali
www.micali.com.br 

Levantamento das Mamas - Com ou Sem Próteses?




Muitas mulheres apresentam suas mamas mais para baixo do que gostariam. Para reposicioná-las, o cirurgião plástico realiza a mamoplastia. Esta cirurgia pode envolver ou não a colocação de próteses de silicone.

Se a paciente tiver pouca quantidade de glândula e muita pele, será necessário colocarmos próteses para aumentarmos o volume e também retirarmos o excesso de pele com cicatriz ao redor das aréolas ou, se o excesso de pele for grande, com cicatriz no formato de um ‘T’ invertido.

Se a paciente tiver bastante glândula e muita pele, o uso das próteses não será necessário, apenas a montagem da glândula já existente e a retirada do excesso de pele com a cicatriz em ‘T’. 

Dr Edmilson Micali
www.micali.com.br