Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ginecomastia


Trata-se do aumento das glândulas mamárias no sexo masculino. A ginecomastia pode ser acompanhada também de acúmulo de gordura na região, assim como por flacidez e/ou excesso de pele, além de alterações no tamanho das aréolas e dos mamilos em alguns casos. (fig 1).

1

As causas para esta deformidade são variadas: alterações hormonais; uso crônico de alguns medicamentos; uso crônico de drogas como a maconha e o álcool, etc. Na grande maioria das  vezes a causa é desconhecida e, esporadicamente, os casos menores podem regredir espontaneamente. Alguns pacientes podem apresentar dor e desconforto na região, além do incômodo estético.

A análise das mamas pelo ultrassom é necessária para definir que tecido o paciente terá em excesso: ou tecido gorduroso, ou tecido glandular ou uma mistura de ambos. Muitas vezes, podemos definir isso na palpação durante o exame físico. Por outro lado, semelhante ao que ocorre nas mulheres, as glândulas mamárias masculinas também podem apresentar cistos ou nódulos que, caso ocorram, precisam ser submetidos a uma pesquisa diagnóstica antes de operarmos o paciente, para avaliarmos a possibilidade de doença maligna, que é bastante rara nos homens, mas possível de acontecer.

Bem, após essas considerações, caso prevaleça o tecido gorduroso, o tratamento será por lipoaspiração somente. Se prevalecer o tecido glandular, o tratamento será através da retirada cirúrgica. Se ambos os tecidos estiverem aumentados, faremos o uso tanto da lipo como da retirada cirúrgica.

O tratamento para a correção da ginecomastia pode ser realizado a partir da adolescência. A cicatriz é colocada na metade inferior das aréolas, na transição entre a pele escura e a pele clara. Através desta cicatriz fazemos a retirada do excesso da glândula mamária (fig 2).

2 - 3

  Ao final da cirurgia são colocados drenos, os quais serão retirados após 24 a 72 horas (fig 3). Nos pacientes que necessitarem apenas da lipo, não será necessário o uso de drenos.

4

No pós-operatório, as dores são poucas e utilizamos apenas analgésicos comuns. Desde o início, é necessário o uso de cinta elástica no tórax durante 30 a 45 dias para evitar grandes inchaços e acúmulo de líquidos abaixo da pele (Fig 5).

05[1]

O retorno às atividades de trabalho se dará com 5 a 7 dias. Com 15 dias, o paciente pode voltar a praticar exercícios leves como caminhada. Com cerca de 30 dias, é possível o retorno gradual à prática de exercícios localizados para a região peitoral. Como na maioria das cirurgias plásticas, as drenagens linfáticas são indicadas.

Ao final, teremos então o retorno da aparência masculina para a região mamária (fig 6).

6

Até o próximo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário