Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lipoaspiração – “Se eu não controlar o peso a gordura que foi retirada voltará?”

Olá pessoal! Vou discorrer um pouco a respeito desta dúvida que eu coloquei no título, pois ela é freqüente no dia a dia de um cirurgião plástico.

Começarei dando explicações sobre alguns conceitos básicos que temos que levar em conta para podermos compreender a lipoaspiração.

Bem, por todo o nosso corpo temos a pele e, abaixo dela, a camada de gordura, a qual terá diferenças conforme a região. A gordura sob a pele da palma das mãos, da planta dos pés e da região glútea, está adaptada para receber o peso do nosso corpo e não é adequada para ser lipoaspirada. Ela é uma gordura que está organizada no formato de pequenas “bolotinhas” (+ ou – 0,5 cm de diâmetro) que servem como amortecedores para estas regiões de apoio. Na face, a disposição é um tanto quanto parecida, assim como nas pernas e nos braços. Em todas estas áreas, a gordura tem apenas uma camada basicamente.

Já no tronco, tanto no tórax quanto no abdômen e nas costas, com facilidade podemos observar nos nossos estudos anatômicos que a gordura se divide em duas camadas: a camada de baixo está rente aos músculos, tem uma consistência mais mole e é responsável pela maior ou menor flacidez. Ela tem cerca de metade da espessura total da gordura. A camada superior, que fica rente à pele, tem uma consistência mais firme e tem a função de nos proteger do frio e do calor. Na lipoaspiração, habitualmente retiramos toda a camada inferior.

O que vai definir se teremos mais gordura ou não numa região é a quantidade de células com a capacidade de armazená-la, as quais são chamadas de “adipócitos”. Esta quantidade de “adipócitos” se define até a adolescência, e está diretamente ligada à quantidade e tipo de alimentação que temos desde o nascimento até esta fase, além de fatores genéticos e hormonais.

Para ilustrar, vamos imaginar duas pessoas com o mesmo tipo físico e o mesmo peso, além de bem parecidas, como vemos nos gêmeos idênticos. Uma delas, porém, tem um pouco de gordura a mais nos culotes, enquanto a outra tem os culotes com um desenho adequado e sem exageros. Isso significa que a pessoa com o culote aumentado tem mais “adipócitos” nesta região do que a outra e, portanto, terá um acúmulo de gordura nesta região causando diferenças entre as duas pessoas. Se fizermos uma lipoaspiração deixaremos o seu culote com um desenho atraente, pois teremos retirado a gordura excedente através da eliminação dos “adipócitos” que estavam a mais. Como eles não irão retornar, pois no adulto não ocorre multiplicação destas células, mesmo que a pessoa engorde como um todo, não ocorrerá alteração do desenho do culote como haveria antes da lipo.

Para acrescentar, vale a pena ressaltar que quando uma pessoa se submete a uma lipo é porque alguma região com gordura a mais está incomodando. Até então, essa pessoa mantinha um peso dentro de um limite que não alterava tanto a região deformada pelo acúmulo. Vamos então chamar esta região com gordura sobrando de “termômetro inconsciente do peso da pessoa”. Qualquer aumento de peso será detectado por um aumento de gordura nesta região. Após a lipo, a pessoa perde este parâmetro ao qual estava habituada a “ver” seu peso.

Como em muitos casos havia um esforço da pessoa para manter-se num peso onde o acúmulo não aparecia tanto, agora que ele não existe mais ela pode “relaxar” um pouco o esforço que fazia para manter-se mais magra.

Conseqüentemente, aquela feijoada ou pizza, por exemplo, que traziam tantas preocupações e culpas, não serão mais notadas no “termômetro”, pois ele não mais existe. O rosto magro, o bumbum menos saliente e as mamas menores ou um pouco flácidas, aos poucos vão aumentando, pois, sem perceber, a pessoa vai comer um pouco a mais sem ocorrer o acúmulo localizado que foi eliminado pela lipo. Conseqüentemente o peso pode subir após a cirurgia sem a pessoa perceber e, se for importante diminuí-lo, assim o será feito. O importante então é entender que o novo desenho não se deformará mais caso a pessoa engorde ou emagreça.

Por hoje é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário