Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alterações Mamárias Congênitas e do Desenvolvimento 1 - Mamas Extranumerárias

      Quando nos reportamos ao tema “reconstrução mamária”, quase sempre pensamos em mulheres que são vítimas do câncer de mama e das possíveis mutilações a ele associadas. Porém, outros problemas podem afetar as mamas, fazendo com que as mulheres ou homens que são acometidos, necessitem de procedimentos de reconstrução desta região.
      Os “brotos” mamários surgem entre a 7ª e a 12ª semana de vida intra-uterina (desde a concepção). Como podemos ver na figura abaixo, as glândulas mamárias podem surgir em qualquer ponto das linhas que vão desde as axilas até a região da “virilha”. Isto serve tanto para os homens como para as mulheres.


clip_image002[4]
      Sabemos do nosso dia-a-dia que as mamas nos seres humanos surgem habitualmente na região da parede torácica anterior. Porém, podemos encontrar pacientes que desenvolvem glândulas fora desta posição habitual em algum local sobre o traçado destas linhas de desenvolvimento.
      Geralmente, são glândulas atrofiadas e que não atingem o formato nem o tamanho das mamas habituais. Os mamilos e aréolas são mínimos ou nem aparecem, na maioria dos casos. Além do incômodo estético que podem causar, em geral, nas mulheres ocorre dolorimento e inchaço destas glândulas extranumerárias no período menstrual.
      Não há evidência de aumento da incidência de câncer de mama nas pacientes que apresentam este distúrbio, porém, como nas mamas normais, pode ocorrer câncer neste tecido. O tratamento desta condição consiste na retirada desta glândula adicional.
      O pós-operatório é tranquilo.
      Em geral, volta-se ao trabalho após 7 a 10 dias!



Dr Edmilson Micali

Nenhum comentário:

Postar um comentário