Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Câncer de Mama - Diagnóstico Precoce e Reconstrução Mamária

As alterações nas glândulas mamárias que necessitam de reconstruções pela cirurgia plástica podem decorrer de diversos motivos:

  • seqüelas de traumas (Ex: queimaduras),
  • doenças congênitas (desenvolvimento anormal e/ou desigual das mamas)
  • pacientes submetidas a mastectomias devido ao câncer de mama.

Sobre o câncer de mama, no Brasil, ele acomete cerca de 50.000 mulheres por ano. Graças à ampla divulgação da importância da sua detecção precoce, cada vez mais as mulheres  procuram tratamento nas fases iniciais da doença. Esse comportamento tem trazido um aumento da sobrevida das pacientes, assim como uma diminuição das seqüelas causadas pelas cirurgias.

Em pacientes com esta doença, a cura pode envolver várias etapas:

  • quimioterapia e /ou radioterapia,
  • retirada cirúrgica somente do nódulo maligno ou,
  • retirada de uma parte da mama – quadrantectomia ou,
  • retirada de toda a glândula mamária - mastectomia.

Estas opções de tratamento irão depender tanto do tamanho como do tipo do tumor encontrado. Sendo assim, o diagnóstico precoce é de suma importância. Ele irá possibilitar não só a cura da doença, assim como menores seqüelas estéticas para as pacientes. Sob o ponto de vista da cirurgia plástica, nossa atuação será a de reparar as deformações mamárias decorrentes da retirada destes tumores.

Para isso, várias técnicas para reconstrução podem ser utilizadas. Dependendo de algumas características de cada paciente, podemos utilizar tecidos do abdômen, tecidos das “costas” ou próteses de silicone.
Assim sendo, o desafio do cirurgião plástico é poder proporcionar equilíbrio e beleza à(s) mama(s) reconstruída(s), conferindo às suas pacientes condições para manterem sua imagem preservada e, conseqüentemente, sua auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário