Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia da Cirurgia

O “Antes”

     Pela manhã, ao acordar no dia da operação, tome um banho relaxante, não só para sua pele ficar limpa, mas também para combater o “stress”. Porém, não se esqueça que você não deve chegar com os cabelos molhados à sala de cirurgia.
     Outro cuidado importante é não utilizar esmalte nas unhas, pois para se monitorar a quantidade de oxigênio do seu organismo, o anestesista utiliza uma espécie de “dedal” em uma das mãos ou pés. Por sua vez, a leitura que o “dedal” capta é justamente através das unhas que, se estiverem pintadas, impedirão esta avaliação que é de suma importância. Portanto, para se evitar que você chegue ao hospital e tenha que remover o seu esmalte com pressa e sem cuidado, danificando assim as suas unhas, faça isso em casa um dia antes!
     Lembre-se também de chegar ao Hospital com 90 minutos de antecedência, pois assim você terá tempo para fazer sua internação e estar pronta para receber a equipe cirúrgica em seu quarto um pouco antes de ir para o centro cirúrgico.
Neste momento, o cirurgião conversará com você e com os seus familiares, dirimindo as últimas dúvidas. Fará então algumas marcações na sua pele com caneta apropriada, as quais servirão de parâmetros para o andamento da cirurgia. Em seguida, o anestesista lhe dará uma medicação sedativa para que você vá bem relaxada para o centro cirúrgico.
     Ao chegar à sala de cirurgia você será posta na mesa cirúrgica e o anestesista irá puncionar (“pegar”) uma de suas veias para administrar soro e medicamentos. A anestesia (geral, peridural ou sedativa) é feita logo a seguir e você estará pronta para iniciarmos sua operação.

O “Durante”

     A cirurgia passa então a se desenrolar. Durante o ato, você estará sendo assistida pelo cirurgião e sua equipe, assim como pelo anestesista e pela enfermagem da sala operatória. Todos os parâmetros como oxigenação do sangue, batimentos cardíacos, movimentos respiratórios e diurese serão monitorados para que você esteja segura e a cirurgia seja bem conduzida. Ao término, você será assistida até recobrar todas as condições e aí ser levada ao seu quarto para junto de seus familiares.

O “Depois”

     A sensação de sono irá lhe acompanhar por algumas horas. Em relação à dor, a maioria das pacientes não se queixa, pois utilizamos analgésicos e antiinflamatórios que aliviam os inchaços e dores.
     A alta hospitalar será dada entre 12 a 24 horas na maioria dos casos, exceto naqueles poucos em que o procedimento foi maior, nos quais ela será dada com 36 a 48 horas. Você então receberá a receita das medicações a serem tomadas em casa e as orientações em relação aos primeiros 2 ou 3 dias seguintes referentes à alimentação, banho, atividades físicas, manuseio de drenos, cintas elásticas, curativos e contato com a equipe médica.
     Após esse breve período, os retornos para curativos, retiradas de pontos e drenos no consultório serão iniciados. Nestes primeiros dias é importante que a paciente repouse, mesmo não sentindo nenhum grande desconforto. Esforços e movimentos bruscos podem causar rompimento de pontos, inchaço em excesso, sangramentos e dores. Por sua vez, caminhadas leves dentro de casa são recomendadas.
     Na eventualidade de qualquer dúvida, a equipe cirúrgica deve ser contatada. A segurança que a paciente precisa ter no pós-operatório está diretamente vinculada à presteza da equipe e a precisão de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário