Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cicatrizes

     Toda lesão na nossa pele ocasionará uma cicatriz, que será mais ou menos visível dependendo de muitos fatores. Um dos mais relevantes é o fator racial. Os negros e os orientais têm uma tendência maior a terem cicatrizes escuras e/ou “grossas”.

     As cicatrizes da nossa pele passam por diferentes fases. No início apresentam-se avermelhadas e endurecidas. Na maioria das vezes ocorre coceira e, em alguns casos, os pacientes podem referir dor ou um pouco de anestesia no local. Aos poucos estas sensações vão cedendo, a consistência da pele vai voltando ao normal, assim como a sua cor. Este retorno à normalidade varia entre 12 a 18 meses. Em alguns pacientes esta recuperação é mais rápida.

     Enquanto a coloração da cicatriz estiver alterada, desaconselhamos que se tome sol no local, pois ele pode torná-la definitivamente escurecida e marcada. Por isso, o uso de protetor solar sempre é recomendado.

     Em cicatrizes que começam a engrossar, o tratamento compressivo com malhas ou placas de silicone pode ser necessário. Estas cicatrizes são chamadas hipertróficas.

     A persistência de um aspecto “engrossado” pode requerer um retoque cirúrgico da cicatriz. Nestes casos, muitas vezes se faz necessária a chamada “Beta-terapia”. Deve ser iniciada de 1 a 2 dias depois do retoque cirúrgico. Geralmente são 10 sessões durante 2 semanas. Este tratamento consiste em um tipo de radioterapia que só atinge a espessura da pele, com a intenção de diminuir a produção de tecido colágeno, que é o que “endurece e engrossa” a cicatriz..

     Já as chamadas cicatrizes quelóides atingem uma minoria de pessoas. São cicatrizes muito grossas que ultrapassam os limites da lesão inicial. O tratamento se faz da mesma maneira que já foi citado: ressecção da cicatriz, Beta-terapia e compressão. A infiltração de medicamentos chamados corticóides pode ser útil.  

     Em relação à coloração, naquelas cicatrizes que permanecem finas e discretas, porém  muito claras, a pigmentação com técnica de maquiagem definitiva tem muito bom resultado. Cicatrizes que permanecem escuras podem ser tratadas com diversos cremes, gel e loções orientados por dermatologista, se necessário. 

Algumas outras peculiaridades sobre cicatrizes:

  • Cirurgias de rejuvenescimento facial raramente apresentam quelóide ou cicatriz mais grossa, mesmo em pacientes que tenham tendências a má cicatrização.
  • A região do ombro, da “canela”, laterais das coxas e bem no meio do tórax, são áreas que têm propensão a formarem cicatriz mais grossa.
  • Na cirurgia estética do nariz, mesmo se houver alguma cicatriz por fora do nariz, elas não são notadas.
  • As lipoaspirações apresentam cicatrizes de 0,5 a 1 cm que são colocadas em dobras de pele ou em regiões abaixo das roupas usuais.

     Cuidados com a hidratação da pele e eventualmente drenagem linfática também colaboram com a boa cicatrização.

Câncer de Mama - Diagnóstico Precoce e Reconstrução Mamária

As alterações nas glândulas mamárias que necessitam de reconstruções pela cirurgia plástica podem decorrer de diversos motivos:

  • seqüelas de traumas (Ex: queimaduras),
  • doenças congênitas (desenvolvimento anormal e/ou desigual das mamas)
  • pacientes submetidas a mastectomias devido ao câncer de mama.

Sobre o câncer de mama, no Brasil, ele acomete cerca de 50.000 mulheres por ano. Graças à ampla divulgação da importância da sua detecção precoce, cada vez mais as mulheres  procuram tratamento nas fases iniciais da doença. Esse comportamento tem trazido um aumento da sobrevida das pacientes, assim como uma diminuição das seqüelas causadas pelas cirurgias.

Em pacientes com esta doença, a cura pode envolver várias etapas:

  • quimioterapia e /ou radioterapia,
  • retirada cirúrgica somente do nódulo maligno ou,
  • retirada de uma parte da mama – quadrantectomia ou,
  • retirada de toda a glândula mamária - mastectomia.

Estas opções de tratamento irão depender tanto do tamanho como do tipo do tumor encontrado. Sendo assim, o diagnóstico precoce é de suma importância. Ele irá possibilitar não só a cura da doença, assim como menores seqüelas estéticas para as pacientes. Sob o ponto de vista da cirurgia plástica, nossa atuação será a de reparar as deformações mamárias decorrentes da retirada destes tumores.

Para isso, várias técnicas para reconstrução podem ser utilizadas. Dependendo de algumas características de cada paciente, podemos utilizar tecidos do abdômen, tecidos das “costas” ou próteses de silicone.
Assim sendo, o desafio do cirurgião plástico é poder proporcionar equilíbrio e beleza à(s) mama(s) reconstruída(s), conferindo às suas pacientes condições para manterem sua imagem preservada e, conseqüentemente, sua auto-estima.

Lembretes antes da sua cirurgia

  • Deve-se manter jejum total (inclusive de água) por 8 horas antes da cirurgia.
  • Pelo menos 1 semana de abstinência alcoólica.
  • O ideal é que se suspenda o cigarro por pelo menos 30 dias antes da cirurgia.
  • Evitar o uso de AAS, Aspirina e medicamentos anticoagulantes por 15 dias antes da cirurgia.
  • Evitar o uso de Gincobiloba por 15 dias antes da cirurgia.
  • Deve-se informar ao médico sobre todos os medicamentos que se use rotineira ou esporadicamente.
  • Informar também sobre possíveis alergias.
  • Nunca utilize drogas ílicitas, portanto sempre informe ao médico caso tenha feito uso.

Dia da Cirurgia

O “Antes”

     Pela manhã, ao acordar no dia da operação, tome um banho relaxante, não só para sua pele ficar limpa, mas também para combater o “stress”. Porém, não se esqueça que você não deve chegar com os cabelos molhados à sala de cirurgia.
     Outro cuidado importante é não utilizar esmalte nas unhas, pois para se monitorar a quantidade de oxigênio do seu organismo, o anestesista utiliza uma espécie de “dedal” em uma das mãos ou pés. Por sua vez, a leitura que o “dedal” capta é justamente através das unhas que, se estiverem pintadas, impedirão esta avaliação que é de suma importância. Portanto, para se evitar que você chegue ao hospital e tenha que remover o seu esmalte com pressa e sem cuidado, danificando assim as suas unhas, faça isso em casa um dia antes!
     Lembre-se também de chegar ao Hospital com 90 minutos de antecedência, pois assim você terá tempo para fazer sua internação e estar pronta para receber a equipe cirúrgica em seu quarto um pouco antes de ir para o centro cirúrgico.
Neste momento, o cirurgião conversará com você e com os seus familiares, dirimindo as últimas dúvidas. Fará então algumas marcações na sua pele com caneta apropriada, as quais servirão de parâmetros para o andamento da cirurgia. Em seguida, o anestesista lhe dará uma medicação sedativa para que você vá bem relaxada para o centro cirúrgico.
     Ao chegar à sala de cirurgia você será posta na mesa cirúrgica e o anestesista irá puncionar (“pegar”) uma de suas veias para administrar soro e medicamentos. A anestesia (geral, peridural ou sedativa) é feita logo a seguir e você estará pronta para iniciarmos sua operação.

O “Durante”

     A cirurgia passa então a se desenrolar. Durante o ato, você estará sendo assistida pelo cirurgião e sua equipe, assim como pelo anestesista e pela enfermagem da sala operatória. Todos os parâmetros como oxigenação do sangue, batimentos cardíacos, movimentos respiratórios e diurese serão monitorados para que você esteja segura e a cirurgia seja bem conduzida. Ao término, você será assistida até recobrar todas as condições e aí ser levada ao seu quarto para junto de seus familiares.

O “Depois”

     A sensação de sono irá lhe acompanhar por algumas horas. Em relação à dor, a maioria das pacientes não se queixa, pois utilizamos analgésicos e antiinflamatórios que aliviam os inchaços e dores.
     A alta hospitalar será dada entre 12 a 24 horas na maioria dos casos, exceto naqueles poucos em que o procedimento foi maior, nos quais ela será dada com 36 a 48 horas. Você então receberá a receita das medicações a serem tomadas em casa e as orientações em relação aos primeiros 2 ou 3 dias seguintes referentes à alimentação, banho, atividades físicas, manuseio de drenos, cintas elásticas, curativos e contato com a equipe médica.
     Após esse breve período, os retornos para curativos, retiradas de pontos e drenos no consultório serão iniciados. Nestes primeiros dias é importante que a paciente repouse, mesmo não sentindo nenhum grande desconforto. Esforços e movimentos bruscos podem causar rompimento de pontos, inchaço em excesso, sangramentos e dores. Por sua vez, caminhadas leves dentro de casa são recomendadas.
     Na eventualidade de qualquer dúvida, a equipe cirúrgica deve ser contatada. A segurança que a paciente precisa ter no pós-operatório está diretamente vinculada à presteza da equipe e a precisão de informações.

Primeiras consultas

     A primeira consulta com o Cirurgião Plástico é tão importante quanto a cirurgia em si!
     Nesta entrevista o médico e a paciente irão se conhecer. Por seu lado, o médico irá lhe perguntar o que a está incomodando, qual sua opinião e expectativa quanto ao resultado e quais as informações que você já tem sobre o assunto.
     Sabendo dos seus anseios e expectativas e a examinando com cuidado, ele irá orientá-la quanto ao resultado que será obtido. Também estará atento, mapeando sua saúde, em busca de possíveis alterações que precisem de tratamento ou avaliações de outros especialistas, antes de submetê-la a uma cirurgia.
     Além das informações trocadas, serão pedidos exames gerais (sangue, RX de tórax e eletrocardiograma), e também exames específicos, caso necessário.
Da sua parte, você estará num momento onde todas as suas dúvidas devem ser esclarecidas. Neste contato, além das informações que você precisa, é muito importante que você sinta confiança no profissional, além de segurança e clareza nas explicações que ele lhe dá.